A cidade foi visitada pela primeira vez em 22 de janeiro de 1502, porém, devido a topografia, hostilidade indígena e áreas pantanosas, ficou abandonada por mais de 300 anos. Só em 1832, por um decreto imperial, passou a condição de Vila e em 1983, foi promovida a “Vila Balneária de Guarujá”. Para isso foram encomendados dos Estados Unidos um hotel, uma igreja, um cassino e 46 chalés residenciais desmontáveis, além de receber serviços de água, esgoto e luz elétrica.
Já em 1934, a cidade recebeu o título de Estância Balneária e então, em 1947, passou a ser considerada município devido ao seu crescimento contínuo. Com uma natureza exuberante espalhada por 27 praias com belezas totalmente diferentes que atraiam os turistas para a região, Guarujá foi reconhecido internacionalmente, na década de 70, com o título de “Pérola do Atlântico”. Atualmente a cidade continua a ser referência nacional na qualidade de suas praias. Hoje a cidade é o destino ideal para quem quer desfrutar das belezas naturais e garantir um passeio com muita diversão e cultura.
Praia das Pitangueiras – 1.800 metros de extensão
É a praia central de Guarujá, onde deu-se o desenvolvimento inicial da ilha. Vista privilegiada para a ilha da Pompeba que fica bem no meio da praia. Praia de águas límpidas e boas para banho de mar, ideal também para as modalidades de esporte como surf, vela entre outros. É uma das praias mais charmosas, agitadas e procuradas do Guarujá. A praia das Pitangueiras pode ser o local ideal para se passar o início da noite à beira mar, pois possui iluminação noturna no canto do Morro do Maluf.
Praia do Guaiúba – 790 metros de extensão
É um local ideal para o mergulho, principalmente ao redor da “Ilha do Mato” praticamente o ano todo por conta de suas águas claras e calmas. A floresta Atlântica preservada nos seus dois cantos da praia dá a sensação de primitiva, porém, é uma praia com ótima infraestrutura.
Praia do Tombo – 856 metros de extensão
A praia do Tombo tem o certificado Bandeira Azul. Essa é a mais importante certificação ambiental que uma praia pode conquistar no mundo. O selo é concedido pelo instituto dinamarquês Foundation for Environmental Education – Fee (Fundação para a Educação Ambiental), uma entidade credenciada pela ONU e a Unesco para avaliar a balneabilidade de praias e marinas em todo o mundo. É ótima para os banhistas, porém suas águas são agitadas, inclusive, acontecem campeonatos de surf a nível nacional neste local. Portanto, se você for apenas um banhista mantenha a atenção nas bandeiras e sinalizações dos bombeiros.
Praia da Enseada – 7.000 metros de extensão
A praia da Enseada é a maior praia do Guarujá. Seu mar calmo, águas límpidas e areias finas e brancas atraem grande número de turista. É muito frequentada por adeptos de esportes. Seu lado esquerdo possui águas ainda mais calmas e é o local onde os banhistas, assim como os praticantes de outros esportes náuticos preferem.
Praia das Astúrias – 1.100 metros de extensão
O nome original da praia Astúrias era Guarujá, porém a mudança no nome ocorreu após dois ex-marinheiros do navio Príncipe das Astúrias, terem aberto um bar no local que virou um dos points mais badalados da cidade. É uma belíssima praia de areias brancas e ótima para o banho.
Praia do Pernambuco – 1.500 metros de extensão
É uma das praias mais bonitas do Guarujá e da qual se tem uma visão privilegiada para a Ilha dos Arvoredos. É um ponto de parada de embarcações de passeio. Seu atrativo principal é o casamento com a praia do Mar Casado que acontece na maré alta.
Praia do Mar Casado – 500 metros de extensão
Quando a maré está alta, suas águas se encontram com as da Praia de Pernambuco causando um bonito efeito natural. É um ótimo local para banhistas devido suas águas calmas e claras a maior parte do ano.
Praia do Perequê – 2.400 metros de extensão
A praia de Perequê está localizada a leste da ilha, após a praia do Pernambuco. Perequê é a maior colônia de pesca de Guarujá e também reduto de caiçaras. No lado esquerdo da praia tem uma pequena cachoeira.
Praia Santa Cruz dos Navegantes – 750 metros de extensão
A praia de Santa Cruz dos Navegantes fica em uma vila de pescadores e caiçaras. O local tem esse nome por ser onde Américo Vespúcio ancorou sua frota ao descobrir a Ilha de Santo Amaro, apenas 2 anos após o descobrimento do Brasil. A praia foi escolhida por Américo Vespúcio por ser geograficamente segura dos ventos e das ondas vindas predominante do sul.
Praia do Góes – 250 metros de extensão
Seu acesso é realizado apenas pela trilha que parte da Praia de Santa Cruz dos Navegantes ou por barco através da Ponte dos Práticos na cidade de Santos. É um local de águas calmas e claras, portanto, ideal para banhistas, ficando dentro de uma colônia de pescadores e caiçaras.
Praia Fortaleza da Barra Grande – 30 metros de extensão
Localizada junto à guarita do lado sudoeste da Fortaleza da Barra Grande, por isso seu nome. É uma praia pouco conhecida e boa para banho por não possuir ondas.
Praia Monduba – 400 metros de extensão
Local onde o engenheiro João Monteiro de Barros projetou o Forte dos Andradas. Seu acesso é restrito, controlado pela Bateria Comando da 1ª Brigada de Artilharia Antiaérea do Exército Brasileiro (Forte dos Andradas).
Praia Cheira Limão – 20 metros de extensão
Um bom local para mergulho livre e pesca com molinete.
Praia Saco do Major – 400 metros de extensão
Seu acesso é por trilha, desde que autorizado pelos proprietários, e por este motivo os visitantes preferem acessar pelo mar. É uma das praias mais isoladas do Guarujá ficando em frente a uma antiga propriedade particular, além de ser cercada de morros por todos os seus lados.
Praia Fora ou Moisés – 50 metros de extensão
É uma pequena praia de águas calmas, contudo, seu acesso não é permitido aos visitantes, por estar dentro de uma área militar.
Praia do Éden – 50 metros de extensão
Está localizada no morro do Sorocotuba entre a Praia da Enseada e a Praia do Pernambuco. O local possui acesso para automóvel ou motocicleta. Porém, para se chegar até a praia, deve-se seguir a Trilha da Praia do Éden e descer uma pequena escadaria natural. Quanto as suas águas, são calmas e claras, sendo indicada para banhistas, mergulho livre e pesca de molinete em sua costeira.
Praia do Sorocotuba – 100 metros de extensão
É uma bela praia de águas claras e límpidas. O que encanta nessa praia é que, apesar de rústica, é possível observar e passar pelo corredor onde foram construídas as casas sobre palafitas, motivo este para driblar as ondas quando a maré está alta.
Praia de São Pedro – 1.400 metros de extensão
Seu acesso é realizado apenas de barco ou a pé por dentro de um condomínio. Praia com ondas fortes e transparentes, localizada no Parque Serra do Guararú.
Praia das Conchas – 150 metros de extensão
A praia das Conchas fica localizada dentro do condomínio Iporanga, estando a aproximadamente 4 km da Estrada do Parque da Serra do Guararú. Por conta de suas águas claras e calmas é o local ideal para o mergulho.
Praia do Iporanga – 800 metros de extensão
A praia de Iporanga é cercada pela Mata Atlântica nativa e está localizada a 25 km do centro da cidade do Guarujá. Inclusive, dentro da mata é possível encontrar uma linda cachoeira com uma piscina natural. Assim como diversas praias do Guarujá, possui águas calmas e límpidas sendo ideal para o mergulho e para os banhistas.
Praia do Pinheiro ou Itaguaíba – 700 metros de extensão
O acesso à praia é realizado pela praia do Iporanga ou pelo mar através de barcos ou lanchas. Fica dentro de um condomínio, assim como a do Iporanga, e possui ondas agradáveis e muita areia no seu fundo.
Praia de Camburí – 300 metros de extensão
Seu acesso é realizado apenas por trilha ou pelo mar. A praia é uma das mais isoladas do Guarujá, com águas claras e um pequeno rio formado por uma nascente no alto da floresta que deságua no mar. À primeira vista, o lago dá a impressão de água escura, mas é apenas o resultado dos minerais depositados em seu fundo.
Praia Preta – 200 metros de extensão
O acesso é somente por trilha ou pela costa rochosa a partir da praia Branca. A praia preta é uma praia pequena e uma das mais isoladas da Ilha. Por ser uma praia de águas calmas e transparentes é ideal para banhistas ou para o mergulho observatório. Tem seu nome devido às rochas de cor escura que fazem um belo contraste com a praia Branca.
Praia Branca – 1.350 metros de extensão
O acesso para a praia Branca é realizado apenas por trilha ou por mar. É uma das praias mais extensas da Ilha de Santo Amaro estando localizada no seu extremo leste. Praia de ondas fortes, principalmente do seu lado esquerdo e calmo do lado direito. Ainda na praia branca é possível encontrar uma antiga colônia de pescadores.
Praia Armação das Baleias – 50 metros de extensão
Está localizada no extremo leste da Ilha de Santo Amaro e o acesso é feito apenas por trilhas ou diretamente por barcos ou lanchas. As águas são calmas e não formam ondas e está voltada para o canal de Bertioga. Por causa de suas águas calmas é ideal para a pesca com molinete.
Praia do Bueno – 400 metros de extensão
A praia do Bueno está localizada dentro de uma área militar e, portanto, seu acesso não é aberto aos turistas ou a população local.
Praia do Congava ou Sangava – 170 metros de extensão
Seu acesso é somente por trilhas a partir da praia do Góes ou através de barco ou lancha para quem quiser vir pelo mar.
É uma praia de águas calmas e claras, muito procurada por amantes da prática de mergulho ou caça-submarina. Fica localizada no extremo oeste da Ilha de Santo Amaro